Radares – foto
Os radares de trânsito de Joinville registraram 8,8 mil infrações no mês passado, conforme balanço do Detrans de agosto, divulgado nesta semana. Na maioria dos casos, os registros são por velocidade acima até 20% do permitido, com notificações também por velocidades mais altas e avanço de sinal vermelho. Nos meses de junho e julho, quando havia número menor de equipamentos em operação, foram 894 multas.
Setembro Amarelo – foto
O mês era justamente ajudar a conscientizar e ajudar a diminuir o número de acidentes de trânsito em Joinville. Porém, ocorreram mais acidentes do que o imaginado. De motocicleta praticamente dobrou em relação ao mês de agosto, inclusive com óbitos.
Lixão -foto
Não é apenas a questão dos resíduos de construção que tem problemas de locais, o lixo comum também está sendo deixado em vários pontos de Joinville. Tem sido comum na cidade de Joinville o descarte clandestino de lixo. Um exemplo disso é a Rua João Acácio Vieira, localizada na Zona Industrial.
Localização
A via fica numa lateral da Avenida Santos Dumont e há meses é um “lixão a céu aberto”, assim chamado pelos moradores. Para tentar inibir essa prática no município, o vereador Pastor Ascendino Batista protocolou o Projeto de Lei 178/2023 que visa criar a “Semana de Conscientização do Descarte Correto do Lixo” a ser promovida anualmente na primeira semana do mês de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. “O objetivo é promover a conscientização, esclarecer à população por meio de ações educativas sobre os prejuízos do descarte clandestino do lixo”, reforça o autor da proposta. Ainda de acordo com o vereador, essa prática é um crime ambiental e prevê pagamento de multa. “O lixo descartado de maneira incorreta pode desencadear focos de dengue e tantas outras doenças, além do mal cheiro e poluição visual para a cidade”, lembra.
Audiências
A Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa aprovou a realização de três audiências públicas, duas delas em Joinville. A primeira, marcada para 9 de outubro, vai discutir a situação da trafegabilidade da BR-101 na região de Joinville. O encontro, solicitado pelo deputado Sargento Lima (PL), será na Câmara de Vereadores do município, em horário a ser definido.
Mais uma
A outra audiência em Joinville foi solicitada pelo deputado Maurício Peixer (PL) e vai tratar dos direitos dos usuários do ferryboat que liga Joinville a São Francisco do Sul. Data, horário e local do evento ainda serão definidos. A terceira audiência tratará da situação do Porto de Itajaí.
Pobreza
O aumento da pobreza em Santa Catarina, com o ingresso de 250 mil pessoas nas faixas de pobreza e extrema pobreza desde 2019, totalizando agora cerca de 700 mil pessoas, desatou debate sobre a responsabilidade pelo crescimento durante na Assembleia Legislativa. “Os números mostram que nos últimos quatro anos Santa Catarina empobreceu, foram 250 mil catarinenses que entraram na situação de pobreza, hoje são 718 mil pessoas consideradas na linha pobreza. Praticamente 10% da população”, lamentou Fabiano da Luz (PT). De acordo com Fabiano, as regiões de Blumenau, Joinville e Florianópolis, que concentram cerca de 63% do PIB barriga-verde, também concentram 57% de pessoas em situação de pobreza.

