Filiações
O PSB está num intenso processo de filiações, que nesta semana ganhou mais força com a entrada de novos integrantes de outras siglas. O objetivo é conseguir eleger até dois vereadores em 2024.
NOVO
Outro partido em ata é do prefeito Adriano Silva, o NOVO. Isto corre justamente pela popularidade de Adriano em alta, tanto que foi chamado para dar entrevista no programa Pânico de rádio pelo índice de maior aceitação do Brasil.
Vestibular
O problema é que muita gente não sabe é que o NOVO tem uma espécie de vestibular. O interessado tem que estudar muito sobre administração política e passar num teste. Caso contrário, não entra no partido.
Dúvidas
E no MDB muita controvérsia sobre ter um candidato a prefeito. Fernando Krelling continua sendo a preferência, mas outra corrente quer Rodrigo Coelho, que foi considerado o melhor deputado federal do Brasil, na candidatura.
Filiação
Por isso crescem os comentários de que Coelho poderá deixar o PODEMOS e se filiar nas linhas medebistas. Porém, haveria condições para que a filiação fosse viabilizada. Ter autonomia seroa uma delas, principalmente sem vínculo com uma ala antiga do partido.
Anúncio publicitário
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou parecer favorável ao projeto que acaba com a necessidade de licenciamento na Prefeitura e pagamento de taxa para veiculação de anúncios publicitários ao público externo, que veiculam promoções eventuais.
Anúncios
Esses anúncios são veiculados em faixas, cartazes ou letras plotadas nos vidros das portas. Eles seriam liberados desde que a projeção da veiculação não incida sobre área pública. Também não deveriam ultrapassar um terço do comprimento da fachada frontal, multiplicado por 1 metro. A ideia principal é beneficiar os empreendedores e os consumidores de Joinville. O projeto de lei complementar, que está tramitando, pede a alteração no inciso XV, do art. 4º da Lei Complementar nº 325, de 21 de dezembro de 2010. Pelo novo texto ficaria permitido que empreendimentos comerciais façam anúncios publicitários por meio de faixas, cartazes ou letras plotadas nos vidros dos estabelecimentos e que fiquem dirigidas ao público externo. Seria permitido, por exemplo, veicular promoções eventuais, anúncios, sem necessidade de licenciamento ou pagamento de taxas. O projeto estabelece também que a projeção da veiculação não seja feita sobre área pública.
Como é hoje
Atualmente em Joinville é preciso pagar uma taxa para plotar, por exemplo, a própria vitrine. O licenciamento nestes casos fica disponível por 30 dias. Com a implantação deste projeto não seria mais necessário fazer esse trâmite. O setor público é outro beneficiado. Segundo o vereador Diego Machado, uma vez que isso esteja aprovado, quem fiscaliza esse tipo de situação ficaria livre para direcionar os esforços para outros trabalhos.
Festa das Tradições – foto
Com o objetivo de evidenciar as diversas culturas que fazem parte da cidade, Joinville anuncia o retorno da Festa das Tradições. Marcada para acontecer entre os dias 11 á 15 de outubro, no Expocentro Edmundo Doubrawa, oferecerá gratuitamente em cinco dias de evento um ambiente temático com muita música, dança, gastronomia boa e lazer. De acordo com a organizadora Talita Silva, a festa é uma oportunidade para que as pessoas possam conhecer e se divertir com as tradições italianas, alemãs, polonesas, suíças, japonesas, francesas, portuguesas e outras. “Estamos preparando tudo com muito carinho para que seja inesquecível. A festa é uma forma de homenagear todos os joinvilenses”, destacou. O evento é organizado pela TS Eventos e realizado pelo Instituto de Promoção Turística e Eventos de Joinville (Promoville), com apoio da Prefeitura de Joinville.
Música e dança
Ao longo dos cinco dias, estão confirmadas mais de 10 bandas típicas que vão se apresentar. Também haverá danças e apresentações folclóricas. Serão mais de 30 restaurantes e food trucks com comida típica alemã, italiana, japonesa, árabe, americana, entre outras.
Texto: Rogemar Santos