Uma vida que faça sentido

É bem verdade que a concepção de valor é muito pessoal. Deixemos de fora, nesta reflexão, a definição de valor associada a “preço”, e pensemos em uma significação mais profunda. Aquilo que é essencialmente importante para alguém pode sequer fazer sentido ao outro. Contudo, há algo comum em todas as concepções de valor: o caminho que leva a ele. Significa dizer que o valor é uma construção, e essa construção é a real razão de existir de qualquer coisa que seja realmente cara para nós. Como assim?!

Existe uma característica na bioquímica cerebral chamada “neuroplasticidade”, o mecanismo responsável por cada padrão mental que criamos ou nos desfazemos, e que reflete nossas ações e comportamentos. Na prática, nossos neurônios, as células cerebrais responsáveis pela recepção e transmissão de informações em todo o nível corporal, estabelecem conexões entre si gerando significados, de acordo com estímulos externos (do ambiente) ou do nosso próprio organismo. Citando o professor Shawn Achor, em “O jeito Harvard de ser feliz” (2012, pág. 41 e 42): “[…] nosso cérebro possui essa plasticidade estrutural […] nossos pensamentos, atividades diárias e comportamentos podem mudar o nosso cérebro”. Isso significa que essas ligações entre neurônios podem ser formadas, reforçadas ou enfraquecidas ao longo da nossa vida, conforme as estimulamos.

Pensemos em uma trilha que percorremos diariamente. Um caminho passa a se formar ali, e o solo é marcado mais e mais onde nossos passos se firmam. Assim são os padrões em nossa mente: quanto mais reforçamos essas conexões cerebrais responsáveis por uma informação específica, por meio da repetição, mais isso se transforma em uma parte de nós, assim como a trilha se torna parte do solo.

Pensando nisso sob a ótica do valor, podemos entender de que forma aquilo que passamos a valorizar é o resultado de um estímulo repetido várias e várias vezes. Todos sabemos que um exercitar constante leva ao desempenho superior, mas sempre imaginamos esse conceito apenas para as coisas “práticas” e ações visíveis, e não paramos para pensar que tal processo age também em nossos sentimentos.

Por isso, se você deseja uma vida que faça sentido, seja em seus planos, realizações, relacionamentos ou qualquer outra coisa, saiba que você precisará investir energia nisso. Porque o valor acontece de dentro pra fora, é a DISPOSIÇÃO de um agir CONSTANTE ao longo do TEMPO, e o esforço é uma medida de referência clara para nós. Todo valor é construído, e com certeza vale a pena. Lembre-se: paredes soltas não suportam o tempo, mas bases sólidas arranham o céu! Ótima semana a todos.

Desirre Gruner

Redatora, publicitária, jornalista. Colunista no Jornal da Cidade. Especialista em conteúdo, notícias e artigos de reflexão sobre temas atuais. Graduação em Publicidade e Propaganda, e Pós em Neurociência e Psicologia Aplicada. Habilitação profissional em Jornalismo. "Minha maior missão como escritora é implicar um olhar mais reflexivo aos leitores e encorajar o autoconhecimento". Acompanhe o perfil da colunista no Instagram: @desirrelgruner.