Hospital Municipal São José na verdade é “REGIONAL”

Data da publicação:

A questão da administração do Hospital MUNICIPAL São José é novamente pauta política. Sobre processo de transferência da gestão do HMSJ para as Organizações Sociais (OS), a informação é de que não existe nada definido com relação a mudanças. No entanto, a Prefeitura contratou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para fazer um estudo técnico sobre a viabilidade ou não dessa proposta das OS´s.  Na minha humilde opinião, a Prefeitura está mexendo num vespeiro. Claro, sem definições, mas mexe com funcionalismo, estruturas e outros aspectos. 

MUNICIPAL 

Podem reparar que o MUNICIPAL na primeira nota da coluna foi em letras garrafais. Justamente para chamar a atenção de que o São José é um hospital MUNICIPAL. Estou cansado de escrever aqui que hoje, Joinville suporta praticamente toda a região Norte, e não recebe nada por esses atendimentos de outros municípios. Então, o correto seria Hospital REGIONAL São José.  

Apoio 

O governo estadual já assumiu uma parte dos gastos do HMSJ no início do ano, mas ainda é pouco em relação aos gastos. Agora, passar para uma OS me parece perigoso, ainda mais para uma administração municipal que está indo bem, mas enfrenta ainda sérios problemas na saúde. 

Atendimento 

Na verdade, é preciso que haja uma política de atendimento correta no HMSJ. Se está atendendo municípios de fora, como está funcionando o apoio destes municípios? O repasse do governo estadual e do governo federal não cobrem as despesas. O ex-prefeito Udo Dohler corretamente tentou separar a população de Joinville, daqueles que são de fora. Porém, a justiça, que nem sempre acerta, entendeu que isso estava errado. Na verdade, Udo acertou. Ainda sobre o HMSJ, agora é aguardar.  

Texto: Rogemar Santos

Rogemar Santos

Jornalista há mais de 20 anos e Editor Chefe do Jornal da Cidade

Compartilhar: