Segurança
A Polícia Militar de Joinville, através do 17 BPM, promoveu uma ação nos bairros Guanabara e Fátima. Foram utilizadas viatura e até a cavalaria para dar mais segurança para comerciantes e moradores. Uma iniciativa do JC, em que aqui ficam os agradecimentos para o Comandante Screpant e ao sargento Bento.
Assustador
Simplesmente assustador. O número de acidentes envolvendo motocicletas em Joinville passa dos limites. Como temos mais de 70 mil motos na cidade, não é de se estranhar tantos acidentes, mas o problema está no número de óbitos. Estão ocorrendo de três quatro mortes por semana. Não é mentira. São dados.
Campanha
Já passou da hora de uma campanha ferrenha ser promovida pelas autoridades competentes sobre a necessidade de cuidados no trânsito de Joinville. Pessoas estão morrendo, seja pelo abuso dos próprios pilotos de motocicletas ou falta de atenção dos motoristas.
Abusos
Infelizmente os entregadores que utilizam as motocicletas ganham por entrega ou tem que entregar a mercadoria em tal tempo. Daí somos testemunhas de abusos que ocorrem nas nossas ruas. Isso acarreta acidentes graves, que se não fatais, deixam sequelas no corpo.
Lotação
Quem ainda comemora são os hotéis de Joinville que receberam os Jogos Universitários. Movimento nos 21 hotéis de Joinville contratados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) para receber os 5 mil atletas participantes dos Jogos Brasileiros Universitários (JUBs).
Efeito
Isso possibilitou também o aquecimento do comércio local, com movimentação em bares, restaurantes, farmácias, mercados. Outro ponto positivo foi a divulgação do turismo de Joinville e das praias que rodeiam a região.
Fazer agora
É bom lembrar que em 2024 teremos eleição para prefeito e vereadores. Então, muita coisa ficará travada na questão de contratações e obras. Exigências da Lei Eleitoral, sendo necessário que até abril de 2024 sejam viabilizadas obras e projetos. Isto vale para todo o Brasil.
Crematório
Na edição passada, a manchete principal tratou dos crematório. É impressionante como ainda existe tabu, ou seja, desconhecimento de como funciona o crematório. É o melhor sistema que existe, não polui, não ocupa espaço, mas muita gente “teme” o desconhecido.
Enterros
Para se ter ideia, a média é de 400 sepultamentos por mês em Joinville, sendo que a cremação tem média de apenas 45. Muito abaixo do esperado, sendo necessária uma campanha com mais informações.
Aeroporto
O aeroporto de Joinville comemora movimentos e ampliações com obras. Porém, continua uma pergunta no ar: por que aqui as passagens são mais caras? Ainda continua sendo vantagem seguir para Curitiba e para Navegantes para embarcar ou desembarcar. Com a palavra as empresas aéreas.
Exemplo
Dois agentes Socioeducativos do Case de Joinville
(Centro de Atendimento Socioeducativo), Marcelo Zaranski e Emanuel de Barros, demonstram solidariedade e ação rápida num acidente ocorrido na BR 101, sentido Joinville. No percurso, uma camionete se chocou com uma moto. A piloto da moto foi arremessada ao chão, caindo quase em frente dos agentes que seguiam pela via. Imediatamente, a viatura parou ao lado e tratou de socorrer a vítima que corria o risco de ser atropelada pelos veículos que seguiam pela BR 101. O agente Emanuel tratou de segurar o trânsito enquanto que o agente Marcelo tratava de ajudar a vítima a ficar fora da área de risco. Foi uma ação rápida e segura que demonstra o preparo dos agentes para situações de extrema urgência. As medidas cabíveis foram tomadas até a chegada da Polícia Rodoviária Federal e equipe médica.
