Devagar
Mesmo faltando mais de um ano para a eleição, o clima em Joinville parece bem tranquilo. Já se que MDB e PODEMOS estarão juntos, que o NOVO terá a parceria de mais quatro partidos, e que o PL terá um candidato, enquanto que os partidos de esquerda analisam o lançamento de um nome.
Sem nomes
A verdade é que desde a eleição passada para prefeito, não tivemos mudanças significativas no cenário. Analisando friamente os nomes sãos os mesmos, com a exceção do deputado federal Darci de Matos, que não deve mais disputar o cargo em Joinville.
Diferente
E dificilmente teremos um nome que venha a surpreender e fazer mudar essa situação política em Joinville. Vale lembrar que a eleição municipal é totalmente diferente, em que vale as visitas pessoais e alianças coerentes.
Falta
No trecho entre Joinville e Araquari, pela SC 301, existem diversos pontos com total falta de sinalização e segurança. Não existem passarelas, placas para diminuição de velocidade e muito menos faixas de segurança. O acostamento em alguns quilômetros simplesmente não existe.
Escuro
E para piorar, um trecho de 1 quilômetro está às escuras. Não tem nenhum poste de luz, o que deixa pedestres em perigo, e, os motoristas com dificuldades de visualização. Para os ciclistas passa a ser uma grande aventura.
Confusão
E como está havendo confusão entre gripe forte, dengue e covid. Analisando friamente, as três doenças têm sintomas parecidos, mas é preciso um detalhamento médico para se saber qual é verdadeira no paciente.
Histórico
Daí a importância da população ter a certeira de vacinação em mãos e em dia. Quando estiver na consulta, o médico já saberá se a pessoa tomou a medicação para gripe ou covid. Se estiver em dia, fica mais fácil diagnosticar a dengue. Só que a maioria não segue o procedimento, e só vai descobrir o que tem de doença bem depois.
Industrial finalmente
Como a Prefeitura de Joinville enviou para Câmara de Vereadores o Projeto de Lei Complementar nº 28/2023, que possibilita a criação do Programa de Incentivos e Desenvolvimento de Joinville – Região Sudeste, finalmente o bairro Paranaguamirim terá a possibilidade de crescer. O Programa concede incentivos tributários e fiscais para empreendimentos empresariais instalados ou que se instalarem no Distrito Industrial do Bairro Paranaguamirim.
Mudança
O Distrito Industrial do Bairro Paranaguamirim foi definido em 2017, pela Lei de Ordenamento Territorial (LOT). A proposta altera o Setor Especial de Interesse Industrial – SE-06, transformando em Setor Especial de Interesse Industrial Incentivado (SE-06B).
Corrigir
Desta forma, se corrige um erro de anos de não incentivar indústrias naquela área. Também falta corrigir a questão de leis ambientais e de metragem que impediram a empresa Havan de abrir sua loja na Rua Santa Catarina, na região Sul.
Superação
No mês em que completa seus 24 anos de atuação, a Acredicoop-Ailos supera a marca de 80 mil cooperados no litoral norte catarinense e lança nova campanha institucional. Com o tema “Na Acredicoop toda história importa, principalmente a sua”, a campanha mostra o propósito de transformar vidas e coloca os cooperados no centro dos negócios, valorizando o atendimento humanizado, que é um dos maiores diferenciais da cooperativa.
As cooperativas de crédito se destacam por serem mais sustentáveis e humanas com seus cooperados. Considerando este cenário, a nova campanha da Acredicoop tem como protagonistas cooperados e colaboradores cuja história de vida foi transformada pelo cooperativismo, pois o atendimento próximo evidencia a trajetória de cada cooperado e possibilita oferecer uma solução sob medida para sua necessidade. “Pesquisas mostram que as pessoas estão valorizando cada vez mais as relações humanas. Nossa nova campanha traz as histórias que estão por trás de cada atendimento realizado. Na Acredicoop tratamos colaboradores e cooperados como pessoas que merecem atenção, respeito e empatia. Com esta iniciativa, queremos atrair um número cada vez maior de pessoas para este movimento justo e próspero que é o cooperativismo” afirma Dirley Francisco Cisz, Diretor Executivo Acredicoop.
Hoje a Acredicoop conta com 21 unidades de atendimento físicas em 6 municípios de Santa Catarina: Joinville, São Francisco do Sul, Araquari, Barra Velha, Garuva e Itapoá, além de uma 1 unidade de atendimento digital. Atua apoiada pelo Sistema Ailos, uma estrutura que proporciona autonomia e segurança nas operações realizadas. São 13 cooperativas que, juntas, contam com 298 postos de atendimento e reúnem mais de 1,5 milhões de cooperados, atuando em mais de 100 cidades dos três estados do Sul.
Coluna : Rogemar Santos