DIRETAS E INDIRETAS 

Data da publicação:

Eleição 

Até agora no cenário municipal para a eleição de prefeito, temos Adriano Silva, do NOVO, que busca a reeleição, Rodrigo Coelho, do PODEMOS, Fernando Krelling, do MDB, e Sargento Lima, do PL. A esquerda poderá lançar Carlito Mers, pelo PT. 

Indefinição 

Neste quadro, existe uma indefinição sobre a aliança entre Fernando e Rodrigo. Ocorre que o deputado estadual Fernando Krelling faz um bom trabalho legislativo (realmente viabiliza recursos para Joinville). Porém, o problema de Fernando é ai da carregar a sobra do ex-prefeito Udo Döhler nas costas.  

Problema 

O problema é que Udo resolveu ser candidato a vice-governador na chapa do então governador Moisés. E a votação foi uma tragédia para a dupla em Joinville, demonstrando a rejeição ao governo municipal de Udo. O problema é que isso ainda respinga em Fernando, que não tem nada a ver com a aquela administração, mas ainda é um laço que existe no MDB. 

Dificuldade 

Diante disto, a corrente de uma aliança entre PODEMOS e MDB é forte, tendo Rodrigo Coelho como candidato a prefeito e algum medebista de vice. Só que as atitudes de Rodrigo têm que mudar radicalmente, ou seja, circular no eleitorado mais simples de Joinville, algo que não faz com frequência. 

Calcanhar de Aquiles 

E a oposição ao governo municipal está preparando seu plano. Duas áreas serão exploradas: a Saúde e a Região Sul. A saúde diante das filas nos postos e a questão da dengue, que matou pessoas. A região Sul pelo fato de falta de uma atenção mais direta em torno de obras e, principalmente de transporte, saúde e educação. 

Destaque 

Dentre as 13 mil serventias existentes no País, o 1º Ofício de Registro de Imóveis de Joinville está na liderança do ranking de qualidade nacional que acaba de ser divulgado pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR). Dos cinco cartórios que dividem o 1° lugar no Ranking de Qualidade Notarial e Registral 2023, quatro são de Santa Catarina: 1º Registro de Imóveis de Joinville, 1º Ofício de Registro de Imóveis de Criciúma, 1º Tabelionato de Notas e Protestos de Palhoça e 1º Tabelionato de Notas e Protestos de Títulos da Comarca de Içara. 


Mapa 

O mapeamento é elaborado anualmente dentre as mais de 13 mil serventias existentes no País e traz as que se destacam na qualidade, eficiência e segurança na prestação de serviços aos cidadãos. No total, são 10 cartórios do Estado integrando a publicação, lançada na última semana. De Joinville, além do 1º Registro de Imóveis, o 3º Ofício de Registro de Imóveis também aparece no ranking, em 27º lugar. O levantamento é feito com base em auditorias realizadas de forma independente pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER Brasil), com apoio da Corregedoria Nacional de Justiça. 

Depressão e doenças psiquiátricas – 2 tabelas 

A Comissão de Cidadania debateu sobre as Políticas Públicas voltadas às pessoas que sofrem de depressão ou doenças psiquiátricas. Alguns sinais de alerta que afetam a saúde mental podem ser identificados, como por exemplo: medo ou tristeza excessiva, ansiedade sem motivo aparente, comportamentos impulsivos, dificuldades para aprender, sono agitado, não querer ir para a escola ou fugir dela. 

Locais 

Segundo o presidente da Comissão, Vereador Pastor Ascendino Batista, esse assunto sempre deve ser tratado com prioridade. “Nossa luta pela vida é constante, assim como, promover mais qualidade de vida e saúde para os cidadãos”.  Na oportunidade, a Prefeitura de Joinville apresentou uma lista de locais que podem ser procurados para quem necessita de ajuda. 

Limite 

O deputado Neodi Saretta encaminhou um pedido ao ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, solicitando que seja elevado o limite anual de notas fiscais comercializadas pelos agricultores, que atualmente é de R$ 500 mil para fins do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). O deputado também sugeriu que, para bovinocultura de leite e suinocultura independente, o valor bruto total das notas não seja considerado, mas, sim, 20% desse valo

Rogemar Santos

Jornalista há mais de 20 anos e Editor Chefe do Jornal da Cidade

Compartilhar: