Uma coisa é certa na vida: a morte. E será que todos estão preparados para a chegada deste momento? Hoje 3xistem duas formas de sepultamento: o enterro normal nos cemitérios ou os crematórios, que podem ser considerados recentes em Joinville.
Quanto ao enterro comum, Joinville hoje tem 10 cemitérios municipais. O dado de que são sepultados em média 300 pessoas é surpreendente, demonstrando que é necessário espaço físico para que seja viabilizado tal serviço. Daí a importância do planejamento para que haja o jazido para enterrar o ente familiar. A questão de espaço nos cemitérios é algo preocupante, tanto que já ocorreu no cemitério central de Joinville a desocupação de túmulos que estavam praticamente abandonados há anos.
CREMATÓRIOS
Os crematórios surgem como alternativa para o sepultamento. Em Joinville só foi autorizado a partir de 2010, pois havia na época um completo desconhecimento do funcionamento do mesmo. Depois de muita discussão oi aprovado na Câmara de Vereadores a instalação na cidade. Mesmo assim, ainda surgiram focos de resistência, principalmente com a implantação e construção do Crematório Angelus, na Rua Santa Dumont, esquina com a Rua Tuiti. Porém, com o tempo, e seguidas reportagens de esclarecimento, o crematório seguiu adiante. Tanto que Joinville também ganhou o Crematório Catarinense, localizado na Rua Miguel Ângelo 52, 2,1 km.
O Crematório Catarinense realiza em média 45 cremações por mês. Uma média considerada média diante do número de óbitos que existem em Joinville e que não utilizam o serviço.
COMO FUNCIONA CREMATÓRIO
Um crematório é um forno que reduz cadáveres a cinzas. Para tanto, submete os corpos a temperaturas altíssimas – até 1 000 0C (um forno doméstico mal e mal atinge os 300 0C).
Assim que chega ao crematório o corpo é levado à sala de cerimônia para ser velado. No final da homenagem, a urna desce (numa alusão ao sepultamento) por um elevador até uma ala subterrânea, onde a cremação será feita.
Por lei, deve-se aguardar 24 horas após o óbito antes de dar início à cremação propriamente dita. Mas, nos crematórios mais procurados, os corpos chegam a ficar até dois dias na fila de espera. Enquanto não são cremados, eles permanecem em uma geladeira a 0 0C.
A câmara primária é o espaço reservado para o caixão; a secundária tem por função requeimar os gases provenientes da combustão. Ambos os recipientes são forrados por tijolos refratários
Os gases descem até a câmara secundária através de uma passagem que os força para baixo. Após a passagem pela câmara inferior, a fumaça sairá pela chaminé isenta de cor, cheiro e agentes poluentes.
As cinzas de um adulto pesam entre 1 quilo e 1 quilo e meio e são recolhidas por uma abertura no forno. Frias, elas passam por um ímã, que recolhe eventuais metais. As cinzas são depositadas numa urna para os familiares. Muitos jogam as cinzas no mar, num jardim. Fica a cargo do familiar.