Diretas e Indiretas – Diversos Assuntos

Data da publicação:

Diretas e Indiretas

O vandalismo é um absurdo em qualquer esfera, mas promover esses atos criminosos em placas de sinalização passa a ser absurdo. Em Barra Velha o caso foi registrado pela Prefeitura. Além dos impactos na segurança, a vandalização das placas de sinalização também implica custos extras para a cidade. A reposição e manutenção desses equipamentos demandam recursos financeiros que poderiam ser destinados a outras melhorias no trânsito e infraestrutura urbana.  

Acidentes

E os acidentes na BR 280 voltaram com tudo. Praticamente toda a semana está ocorrendo algo grave, envolvendo motos, caminhões e veículos de passeio. Porém, não é uma questão apenas de duplicação. Existem trechos que não possuem sinalização adequada. Além disto, a imprudência é alta e os acidentes ocorrem diretamente.  

Buracos 

E como ficaram as obras nas ruas de Joinville com a instalação de rede de esgoto e outras melhorias? Basta sairmos nas ruas centrais e de bairros para verificarmos os rastros da abertura no asfalto. Dificuldade imensa para os motoristas e imagem péssima de falta de cuidados na pavimentação.  

Sem placas

Para quem chega na Expoville e deseja seguir para outros bairros ou mesmo para Araquari e São Francisco do Sul, dificilmente encontrará uma placa de orientação. Justamente ali que é um dos principais pontos turísticos de Joinville.  

Gripe 

Muita gente pegando gripe e reclamando da demora nos atendimentos nos postos de saúde. Só que grande parte destas pessoas não tomaram a vacina contra gripe, que é gratuita e sempre disponível nas unidades de saúde. Daí fica difícil.  

Apoio 

Uma boa notícia para a área rural de Joinville. Ampliar a participação da agricultura familiar nas compras do governo federal é o objetivo do Acordo de Cooperação Técnica assinado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) com os ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), da Defesa (MD), da Educação (MEC), da Saúde (MS) e da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). 

Meta 

A meta é que pelo menos 30% das aquisições de alimentos por órgãos federais sejam da agricultura familiar. A partir das iniciativas a serem adotadas, a intenção é que sejam desenvolvidas ações integradas visando a ampliação das aquisições de alimentos da agricultura familiar e de suas organizações coletivas, com foco na modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). 

Restaurante Popular 

Se por um lado a Secretaria de Assistência Social conseguiu frear o crescimento de andarilhos nas ruas de Joinville, os problemas aumentaram no Restaurante Popular, conforme o relato de algumas pessoas para o JC. Ocorre que muitos usuários do serviço estão causando transtornos no local, inclusive com pequenas brigas.  

Lembrar 

Conforme reportagem antiga do JC, uma parte destes andarilhos ainda é dependente química e de álcool e utiliza o dinheiro da esmola para o vício. Por isso o Centro Pop oferece recuperação para quem deseja sair do vício. Aproveitam a alimentação gratuita nos restaurantes populares, mas infelizmente, alguns estão passando dos limites.  

Continuam 

Estelionatários ainda estão usando o nome de escritórios de advocacia para golpes via whatsapp, dando informações de processos que sequer estão no Tribunal de Justiça e pedindo dinheiro para custas inexistentes. É golpe. Entre em contato com o escritório que está sendo lesado e com a polícia para denunciar.  

Jovem no Campo 

Através da Lei nº 18.004, de 28 de setembro de 2020, de autoria do deputado estadual Jair Miotto (União Brasil), está instituída em Santa Catarina a “Semana de Incentivo à Permanência dos Jovens no Meio Rural”. A Lei incentiva que promoção de ações conjuntas entre Estado e organizações governamentais e não governamentais para que os jovens possam ter acesso aos melhores meios tecnológicos de produção e qualidade de vida aplicada ao meio rural. 

Texto : Rogemar Santos

Foto: Ilustrativa

Rogemar Santos

Jornalista há mais de 20 anos e Editor Chefe do Jornal da Cidade

Compartilhar: