Transportes e turismo colocam SC com o maior crescimento do país no setor de serviços

Data da publicação:

Santa Catarina foi o estado brasileiro com o maior crescimento no setor de serviços no mês de janeiro, registrando alta de 3,4% em comparação a dezembro. O desempenho colocou o estado no topo do ranking nacional, superando Mato Grosso do Sul (2,3%) e Ceará (1,7%), enquanto a média brasileira teve uma leve retração de -0,2%. Apenas 10 unidades da federação apresentaram crescimento no período.

Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o avanço do setor catarinense foi impulsionado, principalmente, pelos segmentos de transportes, turismo e serviços de informação e comunicação. O aumento da renda no estado, que acumulou expansão de 14,6% em 2024, também favoreceu o crescimento do consumo de bens e serviços.

O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, atribui o bom desempenho ao fortalecimento da economia local. “Santa Catarina está crescendo acima da média nacional, o que reflete diretamente na demanda por serviços. A alta produção em diversos setores impulsiona o mercado de logística, transporte e fretes, criando um ciclo positivo de desenvolvimento”, destacou.

Setor de transportes tem segunda maior alta do país

O segmento de transportes em Santa Catarina registrou um crescimento expressivo de 8,2% em janeiro, em comparação ao mesmo período do ano anterior. O estado ficou atrás apenas do Rio de Janeiro (17,5%) e superou importantes mercados como Minas Gerais (2,1%), Paraná (-1,3%) e São Paulo (-1,7%), enquanto a média nacional apresentou queda de -0,6%.

A movimentação intensa no transporte de passageiros foi um dos fatores que impulsionaram esse crescimento, impulsionado pela temporada de verão, que atrai milhares de turistas ao estado. O transporte de cargas também teve papel fundamental no desempenho positivo, beneficiado pelo aquecimento da produção e o aumento das exportações.

Turismo catarinense se destaca no cenário nacional

O setor de turismo de Santa Catarina apresentou um crescimento de 7% em janeiro na comparação anual, o dobro da média nacional, que ficou em 3,5%. Além disso, na comparação entre janeiro de 2025 e dezembro de 2024, o estado teve o melhor desempenho do país, com uma alta de 1,7%, contrastando com a retração nacional de -6,4%.

A forte presença de turistas nacionais e estrangeiros no verão catarinense ajudou a impulsionar o setor, consolidando o estado como um dos principais destinos turísticos do Brasil. Os números refletem o impacto positivo da movimentação turística na economia local, beneficiando diversos segmentos ligados ao setor de serviços.

jcjoinville

Compartilhar: