A Starbucks anunciou que vai cortar cerca de 30% de suas opções de bebidas e comidas nos próximos meses. O objetivo da empresa é tornar o cardápio mais simples, reduzir o tempo de espera e melhorar a experiência dos clientes.
O CEO Brian Niccol revelou a decisão durante a divulgação dos resultados da empresa na terça-feira (28), mas não detalhou quais itens serão removidos. Segundo ele, o menu da rede se tornou “complexo demais”, o que tem causado longas filas e impactado a eficiência do atendimento.
Mudanças no cardápio
Nos últimos meses, a Starbucks já havia retirado algumas opções, como a linha de bebidas à base de azeite e os energéticos gelados. No entanto, a marca também lançou novos produtos recentemente, como as bebidas com sabor de pistache.
Niccol afirmou que a redução do cardápio permitirá que a Starbucks “seja mais responsiva e sintonizada com os momentos culturais”. Como exemplo, ele citou o sucesso das novas opções de chá matcha, que viralizaram nas redes sociais.
Desempenho abaixo do esperado
A decisão de enxugar o cardápio vem em um momento difícil para a empresa. A Starbucks registrou seu quarto trimestre consecutivo de queda, com uma redução de 6% nas vendas em lojas abertas há pelo menos um ano nos Estados Unidos.
Niccol reconheceu que “ainda há espaço para melhorias”, mas demonstrou confiança de que a empresa está no caminho certo. Desde que assumiu o comando em setembro passado, ele implementou diversas mudanças que receberam boa aceitação dos clientes.
Reformas nas lojas e reposicionamento da marca
Além das mudanças no cardápio, a Starbucks vem passando por uma repaginação em suas lojas. Entre as iniciativas recentes estão a reintrodução das barras de condimentos, novos toques personalizados dos baristas nos copos de papel e uma nova política para clientes pagantes.
A empresa também alterou seu nome para “Starbucks Coffee Company”, reforçando sua identidade ligada ao café, em um esforço para recuperar o entusiasmo do público e melhorar os resultados financeiros.