Na véspera do Dia Mundial do Teatro, o Instituto IMPAR, de Joinville, anunciou o circuito estadual “Diálogos Arte para Todos”. A iniciativa levará a 12 instituições de ensino superior de Santa Catarina um repertório de vivências artísticas voltadas à acessibilidade cultural e à promoção da saúde de pessoas com deficiência, neurodiversas e com transtorno mental. A ação faz parte do Programa de Formação Cultural Arte para Todos, que há mais de uma década atua nesse segmento.

Percurso estadual e público-alvo
O circuito acontecerá entre maio e agosto, contemplando todas as seis mesorregiões catarinenses. As atividades serão realizadas em universidades públicas, comunitárias e privadas, com foco especial em cursos de artes cênicas, psicologia e terapia ocupacional. No entanto, estudantes e profissionais de outras áreas, como pedagogia, enfermagem e medicina, também poderão participar.
Metodologia e acessibilidade
O evento combinará palestra, vivência artística e roda de conversa, permitindo aos participantes experimentar a metodologia do Arte para Todos e compartilhar experiências. O time de facilitadores inclui Iraci Seefeldt (jornalista e consultora em acessibilidade), Nathielle Wougles (terapeuta ocupacional e diretora de teatro), Manoella Rego (atriz e professora) e Robson Benta (ator e diretor de teatro). Para garantir inclusão, os encontros contarão com audiodescrição e tradução para Libras.
Novo site do IMPAR oferece acervo acessível
Durante o circuito, será apresentado o novo site do Instituto IMPAR, que contará com uma área dedicada à pesquisa e acervo do Programa Arte para Todos. O espaço digital reunirá conteúdos acessíveis em Libras e audiodescrição, incluindo materiais pedagógicos, apostilas, artigos, fotografias, vídeos e relatos de processos artísticos.
“Desde os primeiros anos do programa, estabelecemos parcerias com instituições de ensino, realizamos palestras, oficinas e outras vivências artísticas voltadas a estudantes nas áreas da saúde, educação e artes; e recebemos pesquisadores de graduação e mestrado, além de alunos de estágio curricular. Nossas práticas pedagógicas e princípios metodológicos têm inspirado a curiosidade da comunidade acadêmica, que encontra no Arte para Todos a oportunidade de experimentar na prática as teorias estudadas em sala de aula. Com o novo site, teremos condições de organizar e disponibilizar um rico acervo de imagens, documentos, relatos e outros materiais que marcam a trajetória do nosso trabalho”, destaca Iraci Seefeldt, coordenadora executiva do projeto.
Parcerias e participação
As instituições interessadas em receber o circuito podem entrar em contato pelo e-mail impar@impar.art.br, aos cuidados da produtora Samira Sinara. O evento conta com a parceria da Fecate – Federação Catarinense de Teatro, que auxiliará na produção local dos encontros nas 10 cidades contempladas pelo projeto.
Incentivo e impacto social
O circuito “Diálogos Arte para Todos” integra o projeto “Oficinas de Vivência em Teatro – Arte para Todos”, que oferece 45 vagas gratuitas para crianças, adolescentes e adultos com deficiência ou transtorno mental atendidos pelo SUS e pelos serviços municipais de saúde. A iniciativa é viabilizada pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo de Santa Catarina, com apoio da Secretaria de Saúde de Joinville e patrocínio de empresas como Grupo Krona, Instituto Krona, Docol e Instituto Ingo Doubrawa.