Uma pesquisa realizada pela Genial/Quaest revelou que 56% dos brasileiros acreditam que a economia do país piorou nos últimos 12 meses. Esse índice representa o maior nível de insatisfação desde o início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira (2) e aponta uma piora na percepção popular em relação ao cenário econômico.
Crescimento da insatisfação
O percentual de pessoas que enxergam uma piora na economia aumentou significativamente desde a última pesquisa, realizada em janeiro. Na ocasião, 39% dos entrevistados apontavam uma deterioração do quadro econômico. O aumento de 17 pontos percentuais indica um crescimento da preocupação com o desempenho financeiro do país.
Por outro lado, o número de brasileiros que acreditam que a economia permaneceu estável caiu de 32% para 26%. Já aqueles que percebem uma melhora no cenário econômico representam 16% dos entrevistados, uma queda considerável em relação aos 25% registrados em janeiro.
Expectativa para o futuro
Apesar do pessimismo com a situação atual, a maioria dos entrevistados mantém uma visão otimista sobre os próximos meses. Segundo a pesquisa, 44% acreditam que a economia deve melhorar nos próximos 12 meses, enquanto 34% esperam uma piora no cenário econômico.
Metodologia da pesquisa
A pesquisa foi realizada presencialmente entre os dias 27 e 31 de março, com 2.004 entrevistados em diversas regiões do país. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.