A Secretaria de Estado da Administração, em colaboração com o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), implementou um novo componente no sistema WebLIC, voltado para a Concorrência Eletrônica.
Facilidade
Com esse novo componente, tanto pessoas físicas quanto jurídicas poderão acompanhar e participar das licitações por concorrência de forma virtual, de maneira semelhante ao processo de pregão. Isso se deve à nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, que aproximou significativamente essas duas modalidades de licitação. Além disso, o sistema enviará notificações por e-mail sobre os editais de licitações que forem lançados, permitindo que os usuários participem do processo.
Sistema
“A assistência técnica fornecida pelo CIASC foi fundamental para o desenvolvimento do novo componente. Dessa forma, buscamos atender às regulamentações da nova lei e facilitar o acompanhamento dos processos de licitação. O objetivo da SEA é sempre aprimorar o sistema”, explica Karen Bayestorff, diretora de Gestão de Licitações e Contratos da SEA.
Espera-se que essa solução seja amplamente utilizada, especialmente pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), devido à natureza das concorrências que se concentram em obras e serviços de engenharia.
Implementação
Essa implementação faz parte de uma série de etapas em um projeto desenvolvido pelo CIASC e pela SEA para adaptar o WebLIC às diretrizes da nova Lei de Licitações e Contratos, a Lei nº 14.133/2021. O componente para concorrência presencial também está em fase final de desenvolvimento e tem previsão de ser entregue nas próximas semanas. Outros dois componentes sendo desenvolvidos pelo CIASC para o WebLIC são o de credenciamento e o de diálogo competitivo.
Foto: SECOM