Definindo
Claro que em eleição tudo muda de um dia para outro, mas parece que a eleição em Joinville começa a dar sinais de quais serão os candidatos a prefeito. O primeiro obviamente que é o prefeito Adriano Silva, do NOVO, que ganhou uma eleição quase que impossível, e, agora busca a reeleição.

Recordando
É bom lembrar que Adriano venceu sem ter tempo de TV e Rádio, sem contar com nenhuma coligação, e partir simplesmente de campanha na rua e um discurso simples. Agora vem com tempo de TV e Rádio, Fundo Partidário e partidos apoiando, além do trabalho desenvolvido na Prefeitura de Joinville.
Rodrigo Coelho

Já o ex-deputado federal Rodrigo Coelho permaneceu no PODEMOS. Muita gente estranhou sua permanência num partido que não lhe deu coeficiente para continuar sendo o melhor deputado federal do Brasil. Porém, Coelho está de olho na eleição municipal.
Plano
Na verdade, Coelho deve sair candidato a prefeito com o apoio do MDB. Esse colunista já tinha antecipado que o deputado estadual Fernando Krelling deixaria de pensar em Prefeitura se Rodrigo fosse candidato. Então, uma parceria PODEMOS e MDB parece praticamente certa, junto com outros partidos. Resta ao MDB escolher o candidato a vice-prefeito.
Partido
Já o PL vem com o deputado estadual Sargento Lima. Para que pense ao menos em passar para o segundo turno, o governo estadual terá que investir pesado em Joinville. O tempo está correndo, então, se o PL pensa em algo, terá que ter olhos apenas para nossa cidade, maior colégio eleitoral de Santa Catarina.
Poderá..
E o ex-prefeito Carlito Mers, do PT, poderá sim, ser candidato a prefeito. Será uma forma de solidificar a esquerda em Santa Catarina, lembrando que Décio Lima, que foi candidato a governador pelo PT, passou para o segundo turno. Isto prova que o partido cresceu, e tem a obrigação de ter um candidato em Joinville.
Investindo
Por isso, o governo federal (leia-se PT e PSB) está investindo em Santa Catarina. O objetivo é mostrar que apesar de Santa Catarina ser um estado teoricamente bolsonarista, existe tratamento igual para todos. E, claro, de fortalecer o PT no Estado também. Santa Catarina vai receber R$ 1,3 bilhão do governo federal, por meio do Ministério dos Transportes, para obras em rodovias em 2023. O valor já supera o total de recursos destinados pelo governo anterior.
Fonte: Diretas e Indiretas – Rogemar Santos – Editor Chefe – Jornal da Cidade