O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a avaliação mais esperada do ano para aqueles que almejam ingressar no ensino superior ou mudar de carreira.
No primeiro dia do Enem, realizado no domingo (5/11), mais de 4 mil pessoas foram eliminadas em todo o país. A boa notícia é que aqueles que perderam a prova têm a chance de solicitar a reaplicação do exame a partir da próxima semana. No entanto, existem regras específicas que precisam ser seguidas para fazer o pedido.
Datas e Regras para Reaplicação
A solicitação de reaplicação deve ser feita após o término das provas do Enem, que ocorreram nos dias 5 e 12 de novembro. Caso você não tenha conseguido comparecer à prova no primeiro ou segundo dia, pode fazer a solicitação no portal do participante.
É importante fazer o pedido de reaplicação entre os dias 13 e 17 de novembro, uma semana após a aplicação do Enem.
Quem Pode Solicitar Reaplicação?
A reaplicação é destinada apenas a pessoas que enfrentaram “problemas logísticos” durante a aplicação da prova no primeiro ou segundo dia, ou que foram diagnosticadas com alguma doença infectocontagiosa, conforme definido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
As provas reaplicadas ocorrerão nos dias 12 e 13 de dezembro.
Se você foi diagnosticado com uma doença infectocontagiosa, é necessário registrar essa informação no portal do participante. A documentação relevante deve ser anexada em formato PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 MB. Além disso, é necessário preencher várias informações, incluindo o nome completo do solicitante afetado, o diagnóstico com descrição e o código correspondente à Classificação Internacional de Doenças (CID 10). A assinatura e a identificação do profissional que fez o diagnóstico, registradas no Conselho Regional de Medicina (CRM), no Ministério da Saúde (RMS) ou em um órgão competente, também são requisitos.
São aceitas 11 doenças contagiosas, veja quais são:
Coqueluche;
Difteria;
Doença invasiva por Haemophilus influenza;
Doença meningocócica e outras meningites;
Varíola;
Influenza humana A e B;
Poliomielite por poliovírus selvagem;
Sarampo;
Rubéola;
Varicela; e
Covid-19.
Detalhes sobre as Provas do Enem
No primeiro dia de prova do Enem, foram aplicadas duas avaliações (uma de linguagens e outra de ciências humanas), cada uma com 45 questões objetivas, além de uma redação cujo tema era “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Na parte de linguagens, os participantes também responderam a questões de língua estrangeira: inglês ou espanhol.
Os participantes tiveram um tempo total de cinco horas e trinta minutos para concluir as provas. No primeiro dia, a taxa de abstenção foi de 28,1%.
As provas de ciências da natureza e exatas serão realizadas no próximo domingo (12/11). O gabarito completo do exame será divulgado em 24/11, e os resultados oficiais estarão disponíveis em 16 de janeiro de 2024.
Foto Destaque: Reprodução