Joinville necessita de espaço para crescer, principalmente na área industrial e comercial. Porém, existem áreas que possuem a característica de “rural”, o que impede que investimentos sejam viabilizados. Diante disto, os olhos se voltam para a região do Jardim Sofia e de Pirabeiraba. São mudanças importantes para que Joinville tenha opções e também comece a de adaptar a uma verdadeira realidade de desenvolvimento.
Segundo o vereador Willian Tonezi, presidente da Comissão de Urbanismo da Câmara de Vereadores de Joinville, a discussão da transformação da região chamada de Vale Verde, que compreende toda região desde a baia da Babitonga até o canal extravasor do Rio Cubatão até a BR 101 em Pirabeiraba, está nesse momento no Conselho da cidade. Ele ressaltou que o futuro projeto de lei ainda não veio para a Câmara de Vereadores. “A ideia é que toda região seja dividida em zoneamentos diferentes, de forma a regularizar aquilo que já existe, porém mantendo a característica de um zoneamento de baixa densidade, ou seja, de grandes terrenos e casas”, frisou. O vereador acrescenta que também terá áreas para marinas próximas a Baia da Babitonga e do Rio Cubatão.
PROJETO
Tudo tem a ver com o Projeto de Lei Complementar nº 14/2022 tem autoria da Prefeitura de Joinville. O texto regulamenta a Área de Expansão Urbana Norte, localizada na região do Distrito Industrial Norte, entre os bairros Bom Retiro e Jardim Sofia e as proximidades da Estrada da Ilha. Conforme a justificativa enviada pela Prefeitura, a proposta contempla diversificação de uso e ocupação buscando conciliar a proximidade trabalho e moradia, premissas do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável de Joinville.
Existe um grande interesse de proprietários de imóveis, principalmente no Jardim Sofia, Cubatão e Pirabeiraba, de que passe de rural para urbano. Tanto pela valorização do imóvel, como também pela questão de abertura comercial e industrial.
Texto: Rogemar Santos
Foto: Divulgação