Pessoas que recebem até três salários mínimos poderão levar seus cães e gatos para castração gratuita no Centro de Bem-Estar Animal (Cbea), no Rocio Grande. O espaço teve sua capacidade de atendimento ampliada nesta quinta-feira (26) com a inauguração da nova infraestrutura física de 45 baias, centro cirúrgico e área administrativa.
“Esse espaço estava em uma situação calamitosa, fizemos o projeto e executamos a obra. É uma emoção entregar esse investimento tão importante para esses seres que dependem de nós para ter atendimento, que precisam de carinho e nos oferecem carinho. É um olhar da nossa gestão para a causa animal”, disse o prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho.
O ato de inauguração também teve a presença do vice-prefeito Sérgio Murilo de Carvalho Oliveira, o secretário de Meio Ambiente, Rafael Oliveira, e o presidente da Câmara de Vereadores, Leonardo Augusto de Camargo, vereadores, voluntários da causa animal e comunidade. O Cbea foi ampliado e reformado em 433 metros quadrados e teve R$ 486 mil investidos pela gestão.
Para o secretário de Meio Ambiente, era necessário fazer esse investimento para melhorar o cuidado da causa animal no município. “O animal hoje é um integrante da família. Aqui receberão atendimento clínico veterinário, serão vacinados e castrados, podem passar por cirurgias e colocação de microchip”, explicou. Depois de tratados, os bichos são colocados à disposição da comunidade para serem adotados porque o Cbea não é abrigo.
De acordo com a coordenadora do local, Angela Coutinho, antes eram realizados seis atendimentos por semana. “Com a ampliação, poderemos fazer cinco castrações diárias sem contar os atendimentos de consulta médica de clínica veterinária”, disse. O Cbea vai funcionar das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Texto e Foto: Prefeitura de SFS