CER oferece serviço de psicoterapia em grupo para crianças

Data da publicação:

Desde o início do mês de março o atendimento de crianças, (usuárias da área de psicologia do Centro Especializado em Reabilitação – CER), conta com o reforço dos grupos de psicoterapia. A iniciativa atende pacientes de 06 a 08 anos, e busca diminuir a fila de espera do município, a fim de proporcionar uma experiência com a mesma eficácia obtida no módulo individual.

O psicólogo Cleberson Taborda fala dos benefícios proporcionados para os participantes da atividade: “O grupo visa psicoeducar as crianças para lidarem melhor com suas emoções, em especial a ansiedade, buscando melhor entendimento e manejo das situações enfrentadas”.

Taborda ressalta que, a ansiedade pode se manifestar por meio da irritabilidade e da raiva, além de envolver diversos sinais e sintomas importantes, como: alteração na alimentação, apatia, apego excessivo a um dos pais, cansaço e choro sem motivo aparente, por exemplo. Por isso, tudo é feito em um momento de recreação, com a troca de vivências dos participantes.

A seleção dos pacientes acontece em duas etapas. Na primeira é feita uma triagem com os pais ou responsáveis, para assim conhecer melhor o quadro geral de saúde. Em seguida, a criança é chamada para uma consulta, na qual são verificados os sintomas do contexto terapêutico.

Se o perfil observado for compatível com a proposta do serviço, ou seja, as causas da ansiedade e a gravidade dos sintomas, só então ocorre o encaminhamento, sempre em acordo com a liberação dos familiares.

Os encontros acontecem uma vez por semana, a partir das 13h30 e tem duração de duas horas. Segundo a enfermeira e coordenadora do CER, Bruna Droique, por se tratar do primeiro grupo, o piloto deste projeto, e ainda para manter a maior comodidade dos integrantes, os grupos comportam até 6 integrantes.

Bruna conta quais os planos para o futuro da ação: “Esperamos que em breve seja possível ofertar três grupos de forma simultânea, com idades diferentes, de 6 a 8 anos, de 9 a 11 anos e de 12 a 14 anos, contemplando também o público adolescente”.

PMBV

Rogemar Santos

Jornalista há mais de 20 anos e Editor Chefe do Jornal da Cidade

Compartilhar: