A obsessão pela produtividade: Análises de frases que encontramos nas redes sociais

No mundo agitado em que vivemos, muitas vezes somos inundados com mensagens que nos incentivam a ser sempre produtivos e a trabalhar incansavelmente para alcançar nossos objetivos. E quando não os realizamos, escutamos que foi por falta de esforço. Mas será que as frases que comumente são ditas não precisam ser analisadas e questionadas? Pois bem, vamos observar algumas delas.

“Trabalhe enquanto eles dormem”:

Uma das frases mais comuns em redes sociais é “trabalhe enquanto eles dormem”, sugerindo que a única maneira de alcançar o sucesso é trabalhar até a exaustão e sacrificar o tempo de sono em prol de sermos produtivos.

Mas a perda de sono é realmente necessária para ser produtivo? E se recriássemos essa frase para “dormir enquanto eles dormem”? Afinal, o descanso é uma parte importante da nossa produtividade. A qualidade do nosso trabalho e a nossa capacidade de criarmos dependem muitas vezes da nossa disposição e energia, que são restaurados através do sono.

“Foguete não dá ré”:

Outra frase comumente usada é essa, e por muitas vezes somos levados a acreditar que, tal como os foguetes, nunca devemos recuar, devemos sempre avançar sem olhar para trás. Porém, a vida não é uma trajetória linear e às vezes precisamos dar alguns passos para trás, reavaliar e fazer mudanças em nossa vida profissional e pessoal. É importante reconhecer que o progresso não consiste apenas em avançar, mas também em adaptar-se, aprender com os erros e a redefinir nossos sonhos, objetivos quando vemos a necessidade. Talvez no lugar de o foguete nunca pode dar ré, podemos aprender a entender que os humanos dão passos para trás e para frente a todo momento.

“Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”:

O famoso ditado “Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje” enfatiza a importância de fazermos tudo no imediato. De que nada pode ser deixado para trás e que tudo precisa ser adiantado. No entanto, a pressão para fazer tudo de uma vez pode ser avassaladora. Algumas tarefas têm prazos curtos, mas é importante entender que não é preciso fazer tudo de uma vez. Conseguir se priorizar e planejar as tarefas pode evitar uma sobrecarga. Às vezes é importante deixar para amanhã algumas coisas e fazê-las de forma mais calma, eficiente e concentrada.

A sociedade muitas vezes exige que sejamos produtivos 24 horas por dia, mas esta mentalidade pode ser prejudicial à nossa saúde física e mental. Trabalhar incansavelmente pode causar esgotamento, estresse e problemas de saúde. A busca pela produtividade não deve ocorrer deixando o bem-estar de lado. É necessário encontrar um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal, reconhecendo que a vida não é apenas produção, mas que ela também inclui lazer, descanso e prazer. Buscar sermos produtivos tem sua importância, mas é importante lembramos que não podemos alcançá-la sacrificando o sono, as pausas, os sonhos e a felicidade. Às vezes, dar um passo atrás, questionar nossas tarefas e buscar por equilíbrios da vida profissional com a pessoal pode ser uma chave importante para não lidarmos com a produção de forma obsessiva.

Uma vida tranquila inclui não apenas alcançar objetivos profissionais, mas também desfrutar de momentos de descanso e felicidade ao longo do caminho.

Texto: Bianca Scheuer

jcjoinville